Tratamento de Luxação Acromioclavicular
Quando Realizar?
- Nas luxações acromioclaviculares tipo IV, V e VI
- Nas luxações acromioclaviculares tipo III em que exista instabilidade horizontal e em indivíduos mais ativos
Procedimento
- O tratamento da luxação acromioclavicular é um procedimento assistido por artroscopia. A Artroscopia é uma técnica minimamente invasiva em que se utiliza uma ótica/câmara que nos permite observar toda a articulação do ombro e em que, com outras pequenas incisões, são introduzidos instrumentos de trabalho e âncoras de sutura que permitem a reparação do labrum.
- É importante iniciar o tratamento pela artroscopia para a documentação e tratamento de lesões associadas à luxação acromioclavicular. Para além disso, a artroscopia vai ajudar no tratamento da luxação acromioclavicular que passa pela ligamentopexia dos ligamentos coracoclaviculares e acromioclaviculares. O procedimento implica sempre uma pequena incisão de cerca de 5 cm na região superior da clavícula.
- Esta técnica permite que o doente possa ter alta no próprio dia ou que passe apenas uma noite no hospital.
Pós-operatório
- O ombro é imobilizado com um suspensor braquial que permite tanto diminuir a dor relacionada com o procedimento como proteger a reparação dos ligamentos.
- O doente pode iniciar movimentos passivos e pendulares imediatamente após a cirurgia, devidamente supervisionados por um terapeuta.
- Fisioterapia: é necessário a realização de fisioterapia por um período médio de 6 meses. O doente pode voltar a realizar exercício físico de força no membro operado geralmente a partir dos 3 meses.