Prótese do Ombro
O que é?
- Uma prótese é geralmente constituída por um componente metálico e de polietileno e é usada para substituir uma superfície articular doente, restaurando dessa forma a mobilidade e biomecânica de uma determinada articulação.
Quando é usada?
- Fraturas
- Revisões de próteses ou sequelas de fraturas
- Artrose do Ombro com a coifa dos rotadores íntegra
- Artrose do Ombro relacionada com a rotura crónica da coifa dos rotadores
Que tipos de próteses do ombro existem?
No ombro existe já um vasto leque de próteses que se pode utilizar dependendo da patologia específica de cada doente
- Próteses Anatómicas do Ombro
- Próteses Invertidas do Ombro
- Próteses de Fraturas
- Próteses de Revisão
Como se escolhe entre uma prótese invertida ou anatómica?
- A decisão entre a realização de uma prótese invertida ou anatómica deve ser de acordo com achados clínicos e radiológicos. De forma geral, a Prótese Anatómica do Ombro foi desenhada para o tratamento de doentes com artrose do ombro em que a coifa dos rotadores permanece íntegra e a artrose é predominantemente entre a cabeça do úmero e a cavidade glenoideia.
Por outro lado, a Prótese Invertida do Ombro foi desenvolvida para o tratamento de doentes com roturas crónicas da coifa dos rotadores. A coifa dos rotadores é uma estrutura estabilizadora do ombro que mantém a cabeça do úmero centrada na glenóide nos diversos movimentos realizados pelo ombro.
Na rotura crónica da coifa dos rotadores a função estabilizadora é progressivamente perdida levando à subida gradual da cabeça do úmero. Esta micro-instabilidade, a longo prazo, leva ao desenvolvimento de artrose do ombro que, neste caso, pode envolver não só a cabeça do úmero com a cavidade glenoideia, como também a cabeça do úmero com a superfície inferior do acrómio.
Chama-se Prótese Invertida do Ombro porque a superfície esférica da prótese é colocada do lado da glenóide da omoplata e não do lado umeral, “invertendo-se” a posição da semi-esfera. Esta inversão da posição da esfera permite restaurar a estabilidade perdida pela ausência da coifa dos rotadores e permite recuperar novamente a função do ombro perdida. - A Artrose do ombro relacionada com a rotura crónica da coifa dos rotadores é de longe a mais comum pelo que, na atualidade, a Prótese Invertida do Ombro é a prótese mais frequentemente realizada em todo o mundo.
Quanto tempo tenho de ficar internado(a)?
- Este procedimento pode ser realizado em regime de ambulatório, pelo que o doente pode ter alta no próprio dia da cirurgia ou no dia seguinte ao procedimento, passando apenas uma noite no hospital. A decisão deve ser tomada de forma individualizada.