Infiltração do Ombro
O que é?
- Uma infiltração consiste em aplicar um medicamento numa determinada região do organismo. No ombro, as infiltrações são geralmente dirigidas à região subacromial (acima da cabeça do úmero), à articulação gleno-umeral (ombro) ou à longa porção do bicípite.
Quando é usada?
- Na inflamação do ombro, tendinites, bursites e artrose do ombro, principalmente na ausência de resposta a outro tipo de tratamentos.
- Pode também ser usada como prova diagnóstica em determinadas patologias para confirmar que a dor do doente provém daquela mesma lesão.
Que tipo de medicamentos são usados?
- Corticoides | Os corticoides são os medicamentos mais utilizados nas infiltrações. São anti-inflamatórios potentes e, por isso, geralmente permitem diminuir eficazmente a inflamação e a dor. A infiltração não deve ser usada como tratamento isolado, mas sim integrada num plano de tratamento global do doente, nomeadamente através da reabilitação fisiátrica e reeducação postural.
- Anestésicos | São usados em associação com os corticoides para alívio da dor durante a infiltração ou isoladamente como prova diagnóstica quando existe dúvida sobre a origem da dor sentida pelo doente.
- Plasma Rico em Plaquetas (PRPs) | O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é composto por fatores de crescimento obtidos por centrifugação do sangue do próprio doente e que se infiltra no tendão doente. A infiltração destes fatores de crescimento tem como objetivo a regeneração do tendão doente e tem eficácia comprovada em vários estudos científicos. Pode ser necessário realizar mais do que uma infiltração.