Hidrodistensão
O que é?
- Procedimento ecoguiado que permite a distensão da cápsula articular do ombro utilizando uma mistura de soro fisiológico, anestésicos locais e corticoesteróides. Esta técnica permite a destruição de aderências ligamentares e articulares causadas pela inflamação.
Quando é utilizada?
- No ombro congelado ou capsulite adesiva.
Porque se faz a hidrodistensão?
- Clinicamente, no ombro congelado ou capsulite adesiva o doente apresenta dor e diminuição considerável da amplitude articular por existência de grande inflamação (de causa geralmente desconhecida). A reversão deste processo pode levar vários meses a anos com necessidade de reabilitação fisiátrica diária ou quase diária. Vários estudos têm demonstrado o efeito benéfico da hidrodistensão não só na diminuição do tempo de recuperação desta patologia, como na diminuição da dor e no aumento da amplitude articular. A hidrodistensão não deve ser realizada isoladamente, mas sempre integrada num plano de reabilitação mais amplo individualizado a cada doente.
É um procedimento seguro?
- A hidrodistensão é um procedimento realizado em regime de ambulatório que demora cerca de 10 minutos, sendo um procedimento simples e seguro.