Artrose do Ombro

O que é a Artrose do Ombro?

Artrose é uma doença que se caracteriza por alterações degenerativas de uma articulação. No caso da articulação do ombro, associa-se ao desgaste da cartilagem, à formação de osteófitos com produção de novo osso na área subjacente e à diminuição do espaço existente entre a cabeça do úmero e a glenóide da omoplata.

Quais as causas da Artrose do Ombro?

Existem várias causas de artrose do ombro, nomeadamente a idiopática (causa desconhecida), a pós-traumática (após uma fratura), a associada à luxação recorrente do ombro ou a doenças reumáticas e a associada à rotura crónica da coifa dos rotadores que é a mais frequente.

Quais os fatores de risco?

A idade é o principal fator de risco, mas o sexo feminino, a luxação recorrente do ombro e doenças reumáticas como a artrite reumatóide também aumentam a prevalência da artrose do ombro.

Sinais e sintomas da Artrose do Ombro

A maioria dos doentes queixam-se de dor e diminuição da mobilidade. Atividades como pentear o cabelo, escovar os dentes, apertar o sutiã podem tornar-se muito difíceis de realizar.
Pode haver dor noturna associada.

Diagnóstico Artrose do Ombro

Exame físico

Existe diminuição da mobilidade, principalmente das rotações interna e externa. Pode haver diminuição da força e da resistência sobretudo se a artrose do ombro está associada à rotura crónica da coifa dos rotadores.

Raio X

Existe diminuição da mobilidade, principalmente das rotações interna e externa. Pode haver diminuição da força e da resistência sobretudo se a artrose do ombro está associada à rotura crónica da coifa dos rotadores.

Tomografia Computorizada (TAC)

Pedida para o planeamento cirúrgico.

Ressonância Magnética

Importante para avaliar lesões de estruturas tendinosas e ligamentares do ombro, assim como, da cartilagem.

Tratamento Artrose do Ombro

Decisão

Depende do grau de incapacidade que a artrose condiciona ao doente.

Conservador

Quando realizar? Geralmente todo o tratamento da artrose do ombro deve começar pelo tratamento conservador.

Opções de tratamento?

  • Medicação Analgésica – Se a dor é de início recente procura-se o alívio sintomático com anti-inflamatórios não esteroides, analgésicos como o paracetamol e relaxantes musculares. Em casos de dor mais persistente, pode ser ponderado o tratamento com corticosteróides.
  • Reabilitação/Fisioterapia – Com o objetivo de reequilibrar a articulação do ombro e tentar recuperar e preservar a mobilidade.
  • Infiltração do ombro – Pode ser um bom coadjuvante no tratamento da dor de difícil controle, principalmente se houver predomínio noturno.
  • Controlo da doença subjacente – Nos doentes com artrose do ombro associada a doenças reumáticas, o controlo eficaz da doença subjacente está associado a melhoria sintomática.

Cirúrgico

  • Quando realizar? – Na maioria das situações em que o tratamento conservador falha.
  • Procedimento/técnica – Prótese do Ombro – Tratamento em que se substitui o osso doente por uma prótese de metal e polietileno. O objetivo é a diminuição da dor e a recuperação da mobilidade.

Pós-operatório

  • O doente pode ter alta no próprio dia ou no dia seguinte à cirurgia.
  • Deve usar suspensor braquial entre 2 a 4 semanas.
  • Retira os pontos ao fim de 2 semanas após a cirurgia.
  • Pode iniciar exercícios de mobilidade passiva no dia seguinte à cirurgia.

Como prevenir a Artrose do Ombro?

Estilo de vida saudável com realização habitual de exercício físico.

Quando procurar Especialista Ortopedista?

Quando tem uma dor persistente associada à diminuição da mobilidade do ombro.

Agendar Consulta