Sutura Artroscópica da Coifa dos Rotadores
Quando Realizar?
- Roturas Agudas
- É o tratamento de eleição: a maioria dos estudos demonstra que nas roturas agudas o tratamento cirúrgico é superior ao tratamento conservador
- Roturas Degenerativas
- Em doentes jovens e ativos
- Em doentes mais idosos, mas sem resposta ao tratamento conservador por um período mínimo de 3 meses.
Procedimento
- A Artroscopia é um procedimento minimamente invasivo em que se utiliza uma ótica/câmara que nos permite observar toda a articulação do ombro e em que, com outras pequenas incisões, são introduzidos instrumentos de trabalho e âncoras de sutura que permitem a reparação do tendão ou tendões.
- Para realizar a sutura dos tendões da Coifa dos Rotadores são geralmente utilizadas âncoras com fios de sutura que permitem a fixação do tendão novamente no osso. As âncoras prendem-se firmemente no osso ficando totalmente revestidas e os fios de sutura são de material não absorvível para permitir uma fixação do tendão “mais forte”.
- Esta técnica permite que o doente possa ter alta no próprio dia ou que passe apenas uma noite no hospital.
Pós-operatório
- O ombro é imobilizado com um suspensor braquial que permite diminuir a dor relacionada com o procedimento assim como proteger a reparação do tendão.
- O doente pode iniciar movimentos passivos e pendulares imediatamente após a cirurgia, devidamente supervisionados por um terapeuta.
- Demora entre 6 a 8 semanas para o tendão cicatrizar.
- Fisioterapia: é necessário a realização de fisioterapia por um período médio de 6 meses, mas o tempo de recuperação depende do tamanho da rotura; nas roturas pequenas pode esperar-se uma recuperação mais curta de até 4 meses, enquanto que numa rotura de grandes dimensões o tempo de recuperação pode ir de 6 meses até 1 ano.